domingo, 20 de janeiro de 2008

PROJETO QUEM SOU EU?

QUEM SOU EU

Identidade; Família; Conhecimento do corpo, suas partes e sentidos;

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TURMA: Maternal I Profª.: Sylvia
Período: Fevereiro e Março

Objetivos Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos .
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Participar da organização da rotina diária.

Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.

QUESTÃO DESENCADEADORA: Criar histórias com fantoches conversando com as crianças sobre a novidade que cada um está vivendo.

MOVIMENTO

Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.

Conteudo
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.

Conteudo
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.

Conteudo
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).

MATEMÁTICA

Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.

Conteudo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).

ARTES VISUAIS

Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.

Conteudo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos.
Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.

MÚSICA

Objetivos Específicos
Brincar com a música.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.

Conteudo
Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.

ATIVIDADES PREVISTAS:

Conversas na rodinha;
Levantar questionamentos;
Escolher o nome da turma
Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
Atividades, brincadeiras e jogos;
Pinturas diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Experimentar alimentos variados;
Desenho livre;
Histórias;
Músicas;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;

Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Quem sou eu?
Maternal I - Profª Sylvia

Adaptação
Cantar músicas, pintura no chão com trincha e água, bolinha de sabão, folhear revistas, contar histórias, passear pela escola, brincar na graminha.

Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias (pedir as fotos para o período de adaptação) que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?

Para relaxar;
Borboletinha estava cansada
tão cansadinha que resolveu;
Foi pra flor e ficou parada
tão quietinha que adormeceu!
1,2,3 guardei a minha voz:
Zip, zap zup!!

Para trabalhar afetividade.
"Sai, sai, sai jacaré sai dessa lagoa.
Põe uma mão na cabeça,
outra na cintura,
dá um remelexo no corpo,
e dá um abraço no outro."

Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.

Vamos cantar músicas que falem os nossos nomes.

BOA TARDE
Bom tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
boa tarde amiguinho (nome do amigo)como vai?
TUDO BEM.
faremos o possível para sermos bons amigos
boa tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ (substitua a palavra sapo pelo nome do aluno)
O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!

Meu corpo

Vamos cantar músicas que falemdas partes do nosso corpo;
FORMIGUINHA!
Fui no mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé.
E eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar um giz, veio a formiguinha e subiu no meu nariz,
e eu sacudi, sacudi,sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar mamão veio a formiguinha e subiu na minha mão,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.

Palminhas
Palminhas,palminhas
Nós vamos bater
Depois, as mãozinhas
Pra trás esconder.

Para cima ,pra baixo
pra frente, pra trás
bem forte, bem fraco
pra lá e pra cá.

Os sentidos
Nosso contato com o mundo é feito através dos nossos sentidos. Os 5 sentidos ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
Tudo que sentimos com o nariz fica sob responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.
É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente.

Trabalhar o saco surpresa com objetos de vários tamanhos, texturas e formas diferentes estimulando a percepção e observação.

Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.

Família
Hoje vamos falar sobre a família. Alguém sabe o que a família? Isso mesmo, são nossos pais, irmãos, tios, avós, primos e por ai vai. A esta altura a família já esta grande e animada.
Vamos ver quem sabe o nome dos familiares?
Montar a árvore genealógica de cada um. Enviar para casa uma pesquisa sobre o nome dos familiares para preencher a árvore. (Pedir aos pais que mandem fotos ¾ dos familiares, pode ser xerocada ) Colar a foto das crianças, que foi tirada nos primeiros dias de aula. Decorar a sala com essa atividade.

FAMÍLIA
Essa é a familia real/
família tão original
uma pai(mostra o polegar)
uma mãe(indicador)
irmão (dedo médio)
uma irmão (dedo anular)
nenem tão miudinho e gentil.(minimo)2x
Canta numa melodia bem suave tipo aquelas de embalar nenem.

32 comentários:

katia disse...

olah tudo bem ????

eu adorei os seus projetos
Eu estou iniciaando esse ano com a turminha do maternal
podemos trocar atividade,ideis projetos

como nao tenho blog
deixo aqui meu e-mail: ktiagabriela@hotmail.com


bjos
katia gabriela moreir . Atibaia SP

Daniele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniele disse...

Sylvia, olá!
Parabéns! Adorei suas postagens.
Este ano estou com a turminha do maternal e minha escola adota a filosofia construtivista. Gostaria muito de trocar informações.
Meu email: naninelebq@hotmail.com
Muito obrigada
Beijocas
Daniele

Rita disse...

Gostei mui do Projeto.
Espero receber outros , mesmo sendo
para outras séries .
Tchau.....

rita disse...

oi adorei esse projeto se vc tiver algo sobre desde a criação manda pra mim. bjs

camila disse...

Eu adorei seus projetos , se tiver mais coisas,atividades,oque fazer em uma feira de ciências com crianças de 1 e pouco e se puder me mandar . Meu email é camilinha_giacomini@hotmail.com

Patrícia disse...

Olá Sylvia,
Adorei seus projetos, comecei a trabalhar com o berçário e preciso de idéias, se vc tiver alguma, por favor, mande pra mim.
Desde já agradeço.
Meu email: patriciafili@gmail.com
Bjão.

Anônimo disse...

Olá Silvia, amei seus projetos,, estou no último ano de pedagogia,,,, estou fazendo estágio tenho elaborar um projeto para educação infantil,,,,, se vc tiver algo me manda, para ter uma idéia o que fazer.... elyonili@hotmail.com ou elyonili@ig.com.br
Beijos....

Giovana Samara (a.k.a MsRed) disse...

Muuuuito obrigada por compartilhar!

Seremos sempre agradecidas!

Lindinha disse...

Olá, estava procurando "parlendas"
e entrei no seu projeto,achei ótimo
gostaria de saber mais....
Eu escolho uma música para as crianças,fazemos uma roda cantamos e desenvolvemos uma atividade de pintura com a música.É muito bom! Gostaria de saber suas sujestões.
grata: Lindinha..
Meu e-mail Lindinhaerillary@hotmail.com

glaucia disse...

Oiiii ADOREI seu projeto "QUEM sou eu?", gostaria de saber se voce faz portfolios, algo é registrado??

beijos


Gláucia

Daia disse...

Olá... Iniciei este ano e peguei logo de cara o maternal. Adorei este projeto e pretendo executá-lo com meus aluninhos!Se puder me ajudar com atividades ficarei grata, meu email é daia_vi_sil@hotmail.com

Bjinhos....

Anônimo disse...

Olá tudo bem ?
estou começando este ano a trabalhar com educação infantil, adorei o seu projeto.
com certeza nós principiantes ficamos muito agradecidas pelas dicas.
bjoos!!!

katiaconce@hotmail.com

tati disse...

preciso saber quem canta esta música"Familia"
para aprender a cantar.
bjus.

fabiula disse...

oOie...

trabalho com o maternal I ( 0 a 1 ano) estou prescizando de ajuda com projetos...você poderia me ajudar...adorei o seu projeto

e-mail: fabiula.boos@hotmail.com

madalena disse...

estou trabalhando este com uma turminha de maternal e precisava de umas dicas,estou aproveitando o máximo.

JOSIANE disse...

Parabéns pela maravilhosa postagem.
As músicas são super fáceis e os meus baixinhos vão adorar e o que mais gostei é que está tudo passo a passo. Obrigada por partilhar!
Que DEUS abençoe.

ISABEL CRISTINA disse...

Olá eu sou a Cristina, amei o seu projeto,trabalho com maternal e gostaria de algumas dicas para esse trabalho com projetos, meu email é crisgusmao51@hotmail.com
Obrigada, parabéns pelo seu trabalho e um forte abraço fraterno !

Mônica Calabró disse...

olá adorei seu blog vamos fazer com o nosso mini grupo crianças de 3 anos e gostaria se puder me envue mais atividades meu email é monicacalabro@ig.com.br obrigada

fernandalimaal disse...

Oi, eu amei o seu projeto, pois com essa turminha as vezes não sabemos o que usar, mais suas idéias nos trás um norte. Obg!!! e peço que se puder compartilhar as atividades ficarei muito grata, meu email é: fernandalimaal@hotmail.com

Beijos!!!
fernanda, Maceió - Al

Elaine disse...

Parabéns pelo seu trabalho... adorei!!!
Beijos ^^

Tânia disse...

Olá!Amei seu projeto está ótimo.
eu trabalhei 1ano e 6 meses com o berçário I e II e este ano iniciarei com a turminha do maternalI,gostaria de receber dicas de atividades para fazer com elas.Gosto muito de tocar violão e se tiver algumas musiquinhas para me enviar ficarei muito grata. Bjs bom final de semana e que Deus ilumine cada vez mais seu caminho. Meu email: taniacristinafernandes@hotmail.com

Anônimo disse...

oi tudo bem gostaria que se for possivel me mande projeto por dia ex trabalhar fotos ,historia do nomeseu corpo, sua casa ,sua famiia seu brinquedo e o que mais gosta de comer peço por favor resposta estou muito preocupadae nao sei como trabalhar pois e meu 1 ano de nivel 1 desde ja agradeço

Anônimo disse...

Gostei muito do seu projeto e aproveitei alguns coisa para minha turminha de matermal

Anônimo disse...

Gostei muito do seu projeto e aproveitei alguns coisa para minha turminha de matermal

Anônimo disse...

Oi Sílvia, amei o seu blog, e os seus projetos são demais... só fiquei procurando as aividades,gostaria muito de compartilhar com vc, meu email é:martaitagi@hotmail.com
Um grande beijo
Marta

BETE disse...

OLA gostei muito do seus projetos! gostaria de receber atividades de um projeto que vou realizar no ceim com meus alunos sobre PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E AMBIENTE ESCOLAR trabalho com a turma do maternal de 1 ano de idade MUITO OBRIGADO ! ESPERO ANSIOSA.Meu e_mail:elizabete_aparecidaaraujo@hotmail.com

nanda disse...

muito bom este projeto,me ajudou bastante!

Anônimo disse...

cara colega, estou no 7° periodo de pedagogia estou encantada com o seu projeto parabens.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem!!

Obrigada pela disponibilidade do projetinho:"Projeto quem sou eu!".Será de grande aproveitamento,pois é a primeira vez que trabalho com Maternal I (quase dois aninhos..)

Anônimo disse...

Olá adorei seus projetos,estou com a turminha pré escolar 4 e 5 anosem uma escola especial APAE pretendo adaptar esse projeto de acordo com os meus alunihos.Obrigada por compartilhar,um grande abraço!!Regiane lopes.Se tiver projeto sobre musicalização por favor me envia meu endereço regianelopeslidi@gmail.com.

Anônimo disse...

Amei seu projetos estou trabalh
ando com o maternal se você tiver alguns projetos se for possível me envie jumarias_silva@hotmail.com